Álvaro Reis
Managing Partner na empresa Parceiros 360 – Consultores de Gestão, Lda.
Licenciado em gestão pela Universidade de Évora em 2002, e inscrito na OCC desde 2005, foi consultor na Deloitte
durante 5 anos, na divisão BPO para o setor da Banca e Seguros. Foi Chief Financial Officer das sucursais
portuguesas do banco de investimento ABN Amro Bank e responsável pelo núcleo de gestão financeira da Oceanus
– SGFTC durante 4 anos. Posteriormente, assumiu a função de subdiretor do Banco Privado Atlântico na direção de
contabilidade e controlo de gestão. Dedica-se hoje, totalmente, à contabilidade e consultoria de gestão.
Ana Lopes
Contabilista Certificada, Licenciada
em Contabilidade e Mestre em Auditoria e Finanças.
Em 2020 concluí a Licenciatura em
Contabilidade no Instituto Politécnico de Tomar e iniciei a minha atividade
profissional na área da contabilidade que mantenho desde então, tendo em 2021
ingressado na Ordem dos Contabilistas Certificados.
Em 2023 concluí o Mestrado em
Auditoria e Finanças no Instituto Politécnico de Tomar. No âmbito da minha
dissertação de mestrado realizei um estudo sobre a temática da Aceitação Tecnológica
de Softwares RPA pelos profissionais de contabilidade, tendo tido a
oportunidade de participar na conferência CISTI na Universidade de Aveiro com a
apresentação de um artigo baseado neste estudo.
Ana Rita Vilas Boas
A atuar na Gestão de Pessoas há mais de 12 anos
em Empresas de setores ligados à esfera Ambiental, à Banca e também à
Consultoria.
Foi no Instituto Politécnico de Tomar que iniciou
o seu percurso académico, na Licenciatura de Gestão de Recursos Humanos e
Comportamento Organizacional, integrando mais tarde o Mestrado em Gestão de
Recursos Humanos.
Atualmente em processo de Doutoramento, incorpora
o Quadro de Docentes no IPT, a par da sua função como Diretora de Recursos
Humanos na SIX-FACTOR, uma prestigiada Software House.
Com forte interesse pelo trabalho científico
também na área da Inteligência Artificial, atua na vertente da atração de
Talentos, Retenção, Formação, criação de políticas de wok-life balance assentes
num clima Organizacional saudável e caracterizado por um fortalecido contrato
psicológico.
Catarina Nunes
Licenciada em Economia
pela Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa (1992) com Pós-graduação
em Sistemas de Informação - Especialização em Engenharia Empresarial, no
Instituto Superior Técnico.
Atualmente Membro do
Direção da EuroDefense Portugal e Economista do Gabinete de Estudos do
Ministério da Economia.
Foi membro da
administração da idD – Portugal Defence, como vogal e Presidente, e, ainda,
Vogal da Administração da OGMA. Anteriormente foi adjunta do Ministro da Defesa
Nacional para a definição de estratégia da Economia de Defesa Nacional, em
linha com as prioridades da Comissão Europeia e NATO.
Também já foi adjunta do
Secretário de Estado para a Modernização Administrativa; Coordenadora na
Agência de Modernização Administrativa; Coordenadora da Unidade Funcional de
Competitividade e Inovação no Ministério da Economia; Subdiretora-geral no
Gabinete de Planeamento de Estratégia, Avaliação e Relações Internacionais do
Ministério da Cultura.
Coronel Américo Henriques
Coronel CMD Américo José Guimarães Fernandes Henriques, nasceu em Lisboa, em 25 de Maio de 1946. Concluiu o curso da Academia Militar em 1970 e foi promovido a Alferes para a Arma de Infantaria. Desempenhou diversas funções ao serviço do Exército, salientando-se a de professor de História Militar e Estratégia no Instituto de Altos Estudos Militares. Foi ainda professor convidado na Universidade dos Açores. Foi Comandante de Companhia no Regimento de Infantaria de Tomar, Comandante de Batalhão na Escola Prática de Infantaria, Adido Militar junto da Embaixada de Portugal em Washington, Chefe do Serviço de Informações para a Área do Médio Oriente no Quartel General da NATO em Bruxelas, Chefe de Estado-Maior do Comando Operacional dos Açores e Chefe de Gabinete do Governador Militar de Lisboa. Tem proferido várias conferências de História Militar em Portugal, Espanha, França, Bélgica e Estados Unidos da América. É autor e apresentador da obra “Reis de Portugal” apresentada em DVD pelo Círculo de Leitores. Cumpriu uma Comissão de Serviço na Região Militar de Moçambique no Batalhão de Comandos de Moçambique em 1972-73. Da sua folha de serviços constam diversos louvores e condecorações salientando-se as de Comendador da Ordem de São Tiago da Espada, Grande Oficial da Ordem da Liberdade e a Medalha de Serviços Distintos grau ouro.
Duarte Caldas
Degree in Business Administation (UAL) and a Post – Degree in E-Business (INDEG/ISEG),
+25 years of professional activity (1998 … present)
Several IBM Certfications in Data and AI brand
My carreer in a glance: IBM Data & AI Technical Sales, IBM Business Analytics Tech-Sales, IBM Territory Marketing
Manager, PwC SAPR/3 FI Consultant.
IBMer since October 2002
Filipe Machado
Mais de 35 anos de experiência em diferentes cargos e funções associadas às tecnologias de informação, estando atualmente a desempenhar as funções de Coordenador do Centro de Inovação e Tecnologia das Terras de Trás-os-Montes (CIT-TTM) que aposta na Transformação Digital e Turismo associado às terras do interior de Portugal, nomeadamente na formação e implementação de projetos de Inteligência Artificial.
Acumula funções como Auditor de Segurança da Informação, Gestão de Risco, Continuidade de Negócio, RGPD e é consultor em diversas entidades.
João Thomaz
Doutor
em Engenharia e Gestão Industrial (IST/UTL), Mestre em Gestão (ULusíada),
Especialista em Engenharia de Segurança (ISQ) e em Segurança de Voo (FAP) e
licenciado em Ciências Militares – Artilharia (AM).
Docente
universitário no ISLA-Santarém, Investigador, Formador, Facilitador e Consultor
nas áreas de Administração, Avaliação e Gestão Estratégica de Pessoas e
Organizações, Logística e Métodos de Investigação.
Desenvolve
investigação no CEG-IST/ULisboa e no Grupo de Pesquisa em Gestão de Projetos do
Centro de Informática/UFPE (Recife, PE, Brasil).
Revisor
dos Encontros Nacionais de Engenharia de Produção (ENEGEP) da Associação
Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO, Rio de Janeiro, RJ,
Brasil)
Luís Barreiro
Administrador do Grupo inCentea.
Mais de 30 anos de experiência em liderança e gestão de negócios, com foco em soluções
empresariais, estratégias inovadoras e previsão de necessidades de mercado.
Especialista em gestão empresarial, motivação de equipas e promoção do crescimento
sustentável de empresas.
Ricardo Correia
Partner de Tax da Service Line de Tax Technology &
Transformation, onde tem liderado diversos projetos de transformação digital em
organizações, tanto em Portugal como em Angola.
De entre os diversos projetos e soluções que tem desenvolvido,
salienta-se às áreas de RPA (Robotic Process Automation), Data Analytics,
Faturação Eletrónica, Faturação Certificada, Arquivo Digital e de SAF-T (PT)
Compliance, entre outros.
Tem dinamizado diversas alianças com base nos principais
vendors tecnológicos com soluções vocacionadas para a função financeira e
fiscal.
Do seu percurso, conta com a liderança e gestão de diversos
projetos de consultoria de gestão e tecnológica em diversos setores de
atividade, em Portugal, Angola, Brasil e Bélgica. Tendo desempenhado ainda
funções nos setores das Telecomunicações, Banca e Consultoria.
Possui duas licenciaturas: Economia e Gestão de Empresas,
pela Universidade Católica Portuguesa.
Em progresso a realização (parte letiva concluída) de PhD em
Economia pelo ISEG.
Luís Francisco (Moderador)
Fernanda Aparício (Moderador)
Pedro Marques (Moderador)
Renato Domingues (Moderador)
Henrique Pinho (Moderador/Diretor da ESGT)
João Coroado (Presidente do IPT)
Luís Vaz
Partner of Stanton Chase Portugal. Formação superior em Gestão e Administração de Empresa na Universidade Europeia, Mestrado Executivo em Gestão de Porjectos pelo IUL-ISCTE e MBA pela AESE/IESE Business School, conta com 23 anos de uma carreira de sucesso em funções de desenvolvimento de negócio em grandes empresas de consultoria da Saúde, Agronegócio e Imagiologia. Nos últimos oito anos foi Senior Key Account Manager com responsabilidade direta pelo desenvolvimento de negocio em “XRay Solutions and Pharma” em grandes Organizações no sector da saúde.
Adriana Vassalo (ALUMNI)
Consultora de projetos, na unidade de projetos da empresa Adorior, Assessoria Económica, Lda, em Torres Novas.
A unidade de trabalho é responsável por realizar projetos de investimento e projetos sociais, desde os apoios à contratação através das medidas de apoio do IEFP, a medidas de apoio do Portugal 2020 e 2030 até a medidas de Portugal Inovação Social.
Filipa Ferreira (ALUMNI)
Doutoranda
em Políticas e Desenvolvimento de Recursos Humanos no ISCSP, Instituto Superior
de Ciências Sociais e Políticas, Mestre em GRH pelo Instituto Politécnico de
Tomar, Pós-Graduada em Administração e Gestão de Saúde pelo ISLA-Leiria,
Licenciada em Análise Clínicas e Saúde Pública pelo Instituto Politécnico de
Bragança. Sub-coordenadora do Laboratório de Patologia Clínica do Instituto
Português de Oncologia - Francisco Gentil, Coimbra.
Marco Maia (ALUMNI)
Consultor
de Recursos Humanos na Luís Miguel Sousa Cadete Unipessoal Lda & Cityhall -
Consultoria Pública e Privada, Lda.
Nuno Carpentier (ALUMNI)
Licenciado em Engenharia Informática e de Computadores pelo Instituto Superior Técnico e em Gestão de Empresas pela Escola Superior de Gestão de Tomar.
Técnico Especialista de Informática no Município de Torres Novas
Sócio-gerente da Clínica Médica Dentária do Nogueiral, Lda
Gerente da Radiotorres, Lda (Rádio Local de Torres Novas)
Tesoureiro na APDPTN (Associação para a Promoção e Desenvolvimento dos Produtos de Torres
Novas)
Presidente do Fundo Social dos Trabalhadores do Município de Torres Novas
Secretário da Mesa da Assembleia Geral da SMUT (Sociedade Musical União e Trabalho de Lapas)
Membro da Ordem dos Engenheiros e da Ordem dos Contabilistas Certificados.
Presidente da Banda Operária Torrejana, no biénio 2019-2021.
1.º Secretário da Mesa da Assembleia Municipal de Torres Novas, no mandato 2017-2021
Sérgio Martins (ALUMNI)
Natural do concelho de
Tondela, reside em Tomar há 26 anos.
Formador desde o ano
2000 nas áreas da restauração, licenciou-se em Gestão Turística e Cultural e
Mestre em Desenvolvimento de Produtos de Turismo Cultural no Instituto
Politécnico de Tomar entre os anos de 2014 e 2019. Desenvolve atividades de
gestor cinegético e outros eventos em parceria com as entidades dos setores.
Colabora também com o
Laboratório de Turismo L-tour como correspondente/ investigador convidado.
No
presente desempenha as funções de docente no agrupamento de escolas nº1 de
Abrantes na área de Turismo, bem como na escola profissional de Torres
Novas.
Sónia Calado (ALUMNI)
Contabilista
Certificada e Membro Conselheiro da Ordem dos Economistas, inscrita no colégio
de especialidade de Economia e Gestão Empresariais.
Após
mais de 20 anos de experiência na área de gestão e contabilidade, decidiu ir
ler o livro após ver o filme. Licenciada em Gestão de Empresas, em
Contabilidade e mestre em Auditoria e Finanças. Formadora nas áreas de Gestão,
Contabilidade e Fiscalidade, prossegue a procura de conhecimento ingressando no
Programa Doutoral de Contabilidade.
Da
sua carreira profissional, nos últimos anos, ligada à formação e à consultoria
de gestão, destaca a veia empreendedora e o gosto pelo ensino, ressalvando que
a sua “sorte” na vida, tem dado muito trabalho.
Teresa Santos (ALUMNI)
Licenciada
em Turismo e Gestão do Património Cultural, começou o seu percurso no ensino
superior em 2021, no Instituto Politécnico de Tomar. De momento, atua na
vertente cultural e histórica do turismo enquanto estagiária profissional e
voluntária. Como função é assistente de serviço educativo no Centro de
Interpretação da Batalha de Aljubarrota (CIBA).
Com
interesse em explorar novas oportunidades, desenvolve um projeto de
investigação e divulgação no Mosteiro da Batalha, e planeia expandir na sua
área de conhecimentos pelo prosseguimento de estudos académicos e
empíricos.